segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

QUANTO COBRAR POR UM TRABALHO?

Sempre me perguntam "Como devo cobrar pelo meu trabalho?" e a minha resposta é sempre a mesma: "Depende!"
Ok, ajudou muito sabidão. Mas depende do que, caramba!
Depende da sua experiência, do tempo que vc vai levar pra fazer o trabalho, do tamanho do seu escritório, ou seja, quais os gastos fixos, quantos profissionais estarão envolvidos no job e qual o status de cada um, qual a responsabilidade do trabalho, se é um trabalho único ou um pacote, se será pago à vista, em mais de uma vez, no esquema de "fee", se vc tem que acrescentar a chamada "hora encheção de saco" pra aquele cliente chato, ou dar um desconto pra aquele trabalhinho zastrás, etc, etc, etc. Entendeu o "depende". Na verdade a parte comercial é um exercício diário que depende de tino comercial, conhecimento específico, ousadia e experiência entre várias outras coisas.
So sorry! Não tem receitinha. Mas se quiser algumas tabelinhas como referência, mesmo que as vezes sejam muito caras ou baratas demais, dê uma olhadinha nas tabelinhas dos links abaixo.

http://www.freelancenow.com.br/noticias.php?noticiaId=7
http://www.ifd.com.br/blog/carreira/quanto_cobrar/

E para de cobrar 200 conto por um logo!

2 comentários:

Felipe disse...

Pode acrescentar ai também o porte do cliente, é um item que eu sempre peso. Afinal você não vai cobrar R$5.000,00 para um cara que vai lucrar 5 milhões com o seu trabalho.

Edu Dias disse...

Considerei o porte incluído no "responsabilidade.